frase mondrian arte

SACOS À VÁCUO = Praticidade e espaço na mala

sacos-a-vacuo

A preocupação com a falta de espaço na mala é um problema comum que tende a gerar bastante dor de cabeça, principalmente para os "marujos" de primeira viagem, que não sabem muito bem quais são os itens críticos que irão garantir sua sobrevivência longe de casa. Mesmo entre os mais experientes, têm aqueles que não são muito adeptos à arte do improviso e preferem exagerar na prevenção do que acabar ficando na mão no meio do caminho. Estes também perdem um tempinho considerável, espremendo a pobre mala de tudo quanto é jeito, desafiando as leis da física, até ajeitar tudo que se deseja levar.

Na realidade, até os raros e admiráveis desapegados, que montam suas malas com 10 itens no máximo, precisam admitir que por menor que seja, na hora da volta a bagagem sempre parece ter triplicado de tamanho. Principalmente se for preciso levar roupas de frio. E é por isso que, para qualquer um dos casos acima, os sacos à vácuo são uma boa pedida. Eles diminuem em até três vezes o volume ocupado pelas peças de roupa. Porém, na hora da compra é preciso prestar atenção, pois existem alguns sacos que exigem o uso de um aspirador de pó para a retirada do ar. 

Talvez eles proporcionem um resultado mais prático, porém, não é em todo lugar que você irá poder contar com este aparelho. E, se está procurando diminuir o tamanho da mala, certamente não irá querer carregar um com você. Vale a pena considerar as opções manuais que funcionam da seguinte maneira: você coloca as roupas no saco, respeitando os limites de espaço definidos na embalagem; fecha o lacre deslizável; apoia o saco em uma superfície firme e vai pressionando-o e enrolando-o; deve-se começar a enrolar pelo lado do zíper, pois o lado oposto é onde ficam os orifícios responsáveis pela evacuação do ar. 

Pronto, quando todo ar for retirado, você terá muito mais espaço! O único ponto negativo é que suas roupas ficarão amarrotadas, mas isso já é praticamente inevitável mesmo quando elas são transportadas livremente dentro da mala ou da mochila. Nosso blog post 6 tecidos que não amarrotam na viagem oferece algumas soluções para este problema. Outra ótima vantagem é que os sacos são reutilizáveis, portanto, tomando o devido cuidado, você poderá aproveitá-los em suas próximas viagens.