frase mondrian arte

Explore os tesouros do universo teatral!

Compreenda a influência da dramaturgia no desenvolvimento cognitivo das crianças

A infância é o período mais propício para se estabelecer uma relação duradoura com a arte. É o momento em que todos os sentidos estão no auge do seu potencial de percepção. Principalmente antes da alfabetização letrada que tende a nos transformar em analfabetos visuais, já que ao aprender a ler e escrever, a maioria das pessoas é levada a pensar que a interpretação está restrita a isso - e essa é uma grande mentira.

Sons, imagens, formas, expressões corporais...tudo pode ser interpretado! Interpretar é saber identificar, analisar e mensurar possibilidades, compreendendo e reconhecendo o valor de cada uma delas. E para desenvolver essa capacidade tão importante e tão pouco explorada, é preciso adquirir repertório e ter domínio sobre as diversas linguagens que a arte nos proporciona.

Quer incentivar o desenvolvimento do seu filho? Leve-o ao teatro! O enriquecimento cultural e intelectual será notável. A junção de conteúdos visuais, sonoros e gestuais incentiva o desenvolvimento de diversos aspectos cognitivos. Além disso, a emoção que flui entre os atores e a plateia é quase palpável, algo que não se transmite através de uma tela. Uma das experiências sensoriais mais completas que se pode ter. 

Alguns pais deixam essa responsabilidade por conta da escola, porém, a primeira ida da criança ao teatro pode assustar. O ambiente estranho e escuro, desconhecidos ao redor... se não há ninguém que transmita o conforto necessário, o medo é ainda maior. 

Por isso, a melhor maneira de amenizar esse impacto inicial é a presença dos pais. A pedagoga Theodora Maria Mendes de Almeida, diretora da Escola Bola de Neve em São Paulo, incentiva a participação da família nesse processo. Em uma matéria publicada pela Revista Crescer, ela afirma "é nesse primeiro momento que a criança entende como deve se comportar e, caso se sinta insegura, tem os pais por perto para confortá-la". 

Leia mais sobre a importância do teatro no desenvolvimento humano nesse texto publicado pela atriz, autora, professora de teatro e psicóloga–psicodramatista, Márcia Frederico: http://cbtij.org.br/importancia-teatro- desenvolvimento-humano- 2/ 

E recomende essa ideia para sua família! Certamente todos terão muito o que agregar dessa experiência. Mas pode ter certeza que o melhor benefício será o compartilhamento desses momentos. Uma possibilidade de entretenimento familiar divertido, descontraído e ao mesmo tempo, enriquecedor. O conhecimento é um tesouro, mas o valor das boas lembranças que você constrói com as pessoas que ama é inestimável!

Está esperando o momento certo para colocar essa ideia em prática?

Nos dias 28 e 29 de outubro (sábado e domingo) o teatro Colinas exibirá a comédia "Piratas do caramba!", da Trupe Banana's. É uma peça voltada para o público infantil, mas que certamente agradará a família inteira! O espetáculo conta com cenas interativas, ou seja, a plateia se envolve na história e embarca na aventura junto com a tripulação. É ou não é uma entrada irresistível e encantadora para o universo da dramaturgia?

Para mais informações acesse: http://teatrocolinasshopping.com.br/?portfolio=piratas-do-caramba

E já que estará por perto, que tal tornar essa experiência ainda mais inesquecível ao complementá-la com uma estada no Mondrian Suíte Hotel? Hotel que sempre apoia e realiza parcerias culturais. No que depender da estrutura e da equipe do hotel... será, de fato, uma data memorável.

http://cultura.estadao.com.br/noticias/teatro-e- danca,veja-dez- boas-razoes- para-ir- ao-teatro,1696823

http://teatrocolinasshopping.com.br/?portfolio=piratas-do- caramba

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI67236-16750,00.html