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Benefícios e dúvidas sobre o uso da Sauna

post-sauna2O “banho de vapor” é um costume mais velho do que se imagina. As antigas civilizações egípcias, fenícias, chinesas e árabes já utilizavam a técnica para o tratamento de enfermidades e relaxamento. Porém, foi na Finlândia que a invenção da sauna foi disseminada. E é lá que, até os dias atuais, ela é considerada um espaço sagrado de purificação física e espiritual. 

Benefícios:

  • LIMPA A PELE: o calor do ambiente aumenta a temperatura corporal, condicionando a dilatação dos poros. Com isso, as impurezas da pele são eliminadas por meio da transpiração;
  • ATIVA O SISTEMA CIRCULATÓRIO: o aumento da temperatura estimula a circulação sanguínea, fator imprescindível para regular o funcionamento geral do organismo;
  • ALIVIA O SISTEMA RESPIRATÓRIO: é comum nestes ambientes o uso de óleos aromáticos à base de cânfora ou eucalipto, por isso a sauna pode auxiliar nos casos de peito ou nariz congestionado, aliviando temporariamente o efeito desses sintomas;
  • ALIVIA A TENSÃO: As condições do ambiente aliviam a musculatura e promovem uma sensação de relaxamento.

Dúvidas frequentes:

  • FREQUENTAR A SAUNA EMAGRECE? 

Esse é um mito muito disseminado a respeito desse assunto. O que na realidade acontece é uma eliminação de líquido através da transpiração, mas não há eliminação de gordura. Em contrapartida, essa liberação impede o acúmulo de impurezas no tecido adiposo, o que pode ajudar a prevenir a celulite;

QUEM NÃO PODE USAR A SAUNA?

  • A aceleração dos batimentos cardíacos gerada pela vasodilatação pode aumentar as chances de infarto em portadores de doenças cardíacas;
  • A queda da pressão incentivada pelo aumento da temperatura corporal pode gerar tontura e desmaios em quem sofre com problemas de pressão;
  • Por ser um ambiente fechado, pessoas claustrofóbicas dificilmente irão se adaptar;
  • Crianças e gestantes devem passar por avaliação médica antes de iniciar essa prática.

CHOQUE TÉRMICO FAZ MAL?

Se a pessoa se enquadra em algum dos casos citados acima, é melhor evitar, pois o choque térmico pode intensificar a aceleração dos batimentos cardíacos, a queda ou elevação da pressão ou dificultar a respiração. Em contrapartida, para pessoas perfeitamente saudáveis, essa técnica é uma ótima recomendação. 

Segundo o Dr. Tocci, formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo: "Após o banho de sauna, nosso organismo fica preparado para resistir temperaturas bem abaixo de 0°C e uma ducha fria pode ser ideal para ativar a circulação e assumir função estimulante". 

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Fonte:
http://mulheresperta.com.br/saude/beneficios-e-maleficios-da-sauna/
http://www.flaviotocci.com.br/hipertensao.html
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-origem-da-sauna.html
http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/5598-tire-oito-duvidas-antes-de-curtir-a-sauna/6