14 DEZ

13 pontos turísticos em São José dos Campos

Data: 14/12/2018

Está com viagem marcada para São José dos Campos e ainda não decidiu quais pontos turísticos visitar? Não seja por isso. Neste artigo apresentamos ótimas opções de lazer para quem vai passar alguns dias na cidade.

Há opções de parques, memorial, museus, prédios históricos, mirante, entre outros. Tem atividade para toda a família e com um custo baixíssimo. Veja quais os principais lugares indicados para visita e organize seu passeio.


Pontos turísticos de São José dos Campos

Elegemos 13 dos melhores lugares para visitar na cidade.1.


1. Parque Alberto Simões

O local é uma ótima opção para quem busca tranquilidade. Instalado na antiga Fazenda Boa Vista, o parque conta com equipamentos para a prática de esportes radicais, como tirolesa, escalada, arborismo, skate e BMX street.Você também pode usufruir do espaço para realizar circuitos de caminhada ou levar as crianças ao playground. É possível ainda exercitar-se na academia ao ar livre disponível aos visitantes.


2. Museu de Arte Sacra

Se está passando pelo centro da cidade aproveite para conhecer o Museu de Arte Sacra. Inaugurado há pouco mais de dez anos, ele está localizado na Capela Nossa Senhora Aparecida.Em seu acervo é possível encontrar imagens, objetos litúrgicos, livros religiosos, bandeiras de procissão, paramentos, entre outros itens que são datados dos séculos XVIII ao XX. Quase todas as peças foram confeccionadas por artistas locais e regionais.


3. Parque Santos Dumont

O pai da aviação é homenageado neste parque que leva seu nome. Inaugurado em 1971, ele está localizado no centro da cidade e possui uma extensa área verde para seus visitantes. É possível realizar caminhadas e atividades físicas.Usufrua também dos quiosques, churrasqueiras, pistas de skate e playground disponíveis para os visitantes. Aproveite e estenda a visita para o jardim japonês, que contém um lago, criação de peixes e aves.


4. Museu do Folclore

Contamos com uma rica cultura folclórica e você pode explorá-la ainda mais neste espaço. Com visitação gratuita, o museu conta com educadores que, por meio de mediação, compartilham o conhecimento com os visitantes.É possível agendar uma visita ou realiza-la espontaneamente. Você terá um contato direto com referências, traços culturais e experiências de vida que foram vindos da nossa cultura popular brasileira.


5. Parque da Cidade

Opções de parque é o que não falta na cidade. Também conhecido como Parque Municipal Roberto Burle Marx, o local conta com área verde, ilha artificial, lago, todos disponíveis para lazer dos visitantes.Uma das atividades mais comuns de serem realizadas no parque são as caminhadas nas diversas trilhas que estão espalhadas em toda a extensão. Você pode encontrar alguns animais típicos durante seu passeio, como tucanos, garças, capivaras e macacos.


6. Memorial Aeroespacial Brasileiro

Apaixonados pela aviação devem conhecer este ponto turístico. O Memorial é considerado um dos mais importantes centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial em toda a América Latina.Conhecido como MAB, há um museu para visitação. Nele o acervo está dividido entre ensino, aeronáutica, defesa, espacial e pesquisas associadas.


7. Parque Vicentina Aranha

Tombado como patrimônio histórico da cidade, o parque conta com aproximadamente 85 m² de área verde, com diversas pistas de caminhadas. O espaço representa a cultura de São José dos Campos e é rigorosamente preservado ambientalmente.Em sua programação há atividades culturais, ambientes e físicas, que podem ser usufruídas gratuitamente pelos visitantes. Antes de realizar o passeio confira a agenda de programação com todas as atrações disponíveis.


8. Museu Municipal

Tenha contato com um pouco da história da cidade ao entrar neste edifício que foi restaurado, mas tem fundação em 1926. A antiga Câmara Municipal hoje abriga exposições de arte de longa duração.De modo geral, o acervo do espaço foi construído aos poucos, com ações promovidas pelo Poder Público, além de doações e mobilizações de cunho cultural de artistas locais.


9. Parque Natural Municipal Augusto Ruschi

Já deu para perceber que opção de parque é o que não falta na cidade. É considerado um dos principais fragmentos florestais do município e conta com uma extensão de 2 milhões de metros quadrados de mata atlântica.As trilhas e todo o espaço são preservados e possibilita encontros com animais silvestres, aves, anfíbios, mamíferos e répteis. Ideal para quem deseja ter um contato maior com a natureza.


10. Mercado Municipal

Quem gosta de conhecer a culinária típica de um local deve sempre visitar os mercados municipais. Em São José dos Campos não seria diferente. No espaço você encontra o bolinho caipira, famoso na região, além de poder comprar artesanatos, produtos naturais e outros artigos.O Mercado Municipal está localizado no centro da cidade e recentemente foi restaurado, mas mantém os traços de sua arquitetura antiga, com marcas históricas. Ele é um dos pontos turísticos mais famosos do município.


11. Mirante do Banhado

Cartão postal da cidade, a região do banhado é o ponto ideal para relaxar e curtir o pôr do sol. Há um deque de madeira do qual os ciclistas e pedestres podem aproveitar a vista do local.Próximo à Avenida Anchieta, você pode estender seu passeio em algum dos bares, restaurantes e lanchonetes que encontram-se do outro lado da rua. Desta forma, aprecia a vista enquanto aproveita de uma boa companhia e de um delicioso prato.


12. Catedral de São Dimas

Geralmente as igrejas servem como pontos turísticos em diversas cidades do país. A partir de sua arquitetura é possível entender mais sobre a cultura e história do local. A Catedral de São Dimas foi criada em janeiro de 1951 e é o primeiro templo no Brasil para este santo.Sua arquitetura foi assinada por Dr. Benedito Calixto de Jesus Netto, o mesmo responsável pela Basílica de Aparecida, um dos maiores centros religiosos do país. Nela você encontra pelos vitrais, murais em mosaicos e um espaço reservado para realizar suas preces e agradecimentos.


13. Shopping Vale Sul

Para encerrar o roteiro nada melhor do que um passeio pelo shopping, não é mesmo? O Vale Sul tem o conceito de lojas tipo outlet, ou seja, vendas a varejo.No shopping é possível encontrar grandes lojas como Walmart, Magazine Luiza, C&C Casa e Construção, Tenda Supermercado, e ainda aproveitar uma sessão de cinema 3D no Kinoplex.


Faça o seu roteiro

Agora ficou bem mais fácil montar seu roteiro, não é mesmo? Aproveite todas as dicas e divida as atividades entre os dias disponíveis na cidade. Como a maioria é parque, você pode escolher aquele que estiver mais próximo de sua estadia. Curta a experiência nesta cidade aconchegante.