28 DEZ

7 maiores empresas de São José dos Campos

Data: 28/12/2018

São José dos Campos é uma das maiores e mais importantes cidades do Estado de São Paulo, localizada no Vale do Paraíba. Algumas das maiores empresas de São José dos Campos são também as maiores empresas do Brasil.

A cidade é um centro industrial e de pesquisa, principalmente em relação às ciências aeroespaciais. Dentre as grandes empresas que compõe esse complexo industrial, a Embraer S/A é a mais proeminente delas, atuando no setor de avião, segurança e defesa.

Mas não é só a Embraer que movimenta o mercado local, não. Existem diversas grandes empresas em São José dos Campos que contribuem para a riqueza e produção da região e fazem com que ela seja uma das mais importantes do país.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o processo de industrialização de São José dos Campos, bem como descobrir quais são as 7 maiores empresas da cidade? Então leia o texto abaixo!

Um pouco sobre a história do processo de industrialização em São José dos Campos

O processo de industrialização de São José dos Campos se tornou mais evidente nos meados do século XIX, quando a cidade começou a desenvolver sua economia de forma acentuada, principalmente com base na agricultura.

O pilar da produção agrícola local era o algodão, nessa época, que era exportado para mercados europeus. Na mesma época, com a abertura da ferrovia Central do Brasil, a produção de café começou a se tornar forte na região.

No início do século XX, a epidemia nacional de tuberculose colocou São José dos Campos como um centro importante de tratamento da doença, devido ao seu clima favorável. Na época a cidade possuía o maior hospital do país.

Em 1950, o Instituto de Tecnologia e Aeronáutica foi instalado na cidade, abrindo as portas para um processo cada vez mais acelerado de industrialização e atraindo diversas outras empresas para a região.

Desde então, São José dos Campos vem se desenvolvendo cada vez mais e se tornando um pólo de tecnologia e inovação na América Latina, sendo hoje a quinta maior cidade exportadora do Brasil, sendo o seu produto principal as aeronaves.

As 7 maiores empresas de São José dos Campos

Hoje, São José dos Campos é um pólo de destaque nacional e internacional, principalmente no que diz respeito à tecnologia espacial e à produção de aeronaves e tecnologias e serviços relacionados.

A cidade possui diversos centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, incubadoras de novas empresas e importantes companhias que movimentam a economia local.

Conheça agora a as 7 maiores empresas de São José dos Campos, bem como a sua atuação e importância para a cidade:



1. Embraer S.A.

A Embraer é sem dúvida a maior empresa da região. Essa empresa é a terceira maior produtora de aviões comerciais do mundo, e serve mais de 90 companhias aéreas em 61 países ao redor do mundo.

A empresa se consolidou como uma das mais fortes do mundo, e é o pilar que sustenta a indústria de São José dos Campos e impulsiona o surgimento de novas empresas no local.

Outro ramo de atuação da companhia é a defesa, através do braço chamado Embraer Defesa & Segurança. Essa subsidiária atua na produção de radares, artigos espaciais, de controle, comando e aplicações, inteligência, vigilância e reconhecimento.

A Empresa ainda possui algumas filiais em outros países, como os Estados Unidos, Portugal e China, evidenciando ainda mais sua importância e seu papel como centro do pólo aeroespacial brasileiro, conhecido como Parque Tecnológico de São José dos Campos.



2. Boeing

A Boeing é uma empresa que trabalha com alta tecnologia e investe no desenvolvimento do setor aeroespacial no mundo todo. Ela produz aviões e tecnologias relacionadas à sua manutenção, aprimoramento e eficiência.

No Brasil, e empresa estabeleceu o seu Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing em São José dos Campos, justamente porque a cidade já é um centro reconhecido mundialmente na área de atuação da companhia.

Ela trabalha de forma integrada com as empresas e centros de pesquisa brasileiros para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas aos materiais para construções de aviões, combustíveis e controle de voo.



3. Ericsson

A Ericsson é uma empresa de telefonia cujo principal objetivo é o desenvolvimento de dispositivos de internet móvel de qualidade e constante evolução tecnológica no setor. A empresa é uma das mais importantes do ramo das comunicações em todo o mundo.



4. General Motors (GM)

A General Motors se estabeleceu em São José dos Campos nos anos 50, procurando aproveitar a expansão industrial local. Ela é responsável pela produção de diversos modelos de automóveis da Chevrolet e sistemas de propulsão para abastecer o mercado brasileiro de sul americano.



5. Johnson & Johnson

A Johnson & Johnson é uma empresa de cuidados com a pele reconhecida mundialmente. Ela possui um pólo de produção em São José dos Campos, bem como um dos centros de pesquisa mais modernos da companhia instalados na cidade.



6. Panasonic

A Panasonic é uma empresa de produtos eletrônicos cujo mercado é muito abrangente. A empresa produz desde itens para casa, como eletrodomésticos e utensílios simples como pilhas, até máquinas industriais de grande porte.

A empresa é altamente comprometida com o desenvolvimento tecnológico e com as pesquisas na área de tecnologia, e sua presença no Parque Tecnológico de São José dos Campos é um dos fatores que faz com que esse centro seja tão importante no Brasil e no mundo.


7. Centros de desenvolvimento e Pesquisa

Por último, temos alguns locais que não são necessariamente empresas, mas sim centros de pesquisa, desenvolvimento e educação, que são fundamentais para o Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Esses locais contribuem com pesquisa, inovação, tecnologia, e formação de novos profissionais para atuarem na área, e são responsáveis por alimentar o mercado e atrais cada vez mais indústrias e investimentos para São José dos Campos.

Dentre os locais mais importantes encontram o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), o Núcleo de Estruturas Leves (LEL) do Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT), o Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial (CTA), o Instituto de Aeronáuticas e Espaço (IAE), o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), o Instituto de Promoção Industrial e Coordenação (IFI), o Instituto de Pesquisa e Testes em Aviação (Inpev), entre outros.

São muitas as empresas que se destacam na cidade. Conhece mais alguma grande empresa de São José dos Campos que mereça fazer parte da lista? Conte pra gente nos comentários!