14 DEZ

8 passeios para fazer em São José dos Campos

Data: 14/12/2018

Pode ser que você não relacione diretamente a cidade de São José dos Campos a passeios e ao turismo em geral. Isso porque São José dos Campos é conhecida nacionalmente – e mesmo mundialmente – como o centro brasileiro da indústria aeroespacial.


Foi lá que essa indústria começou no país, e até hoje a cidade figura como o centro mais importante de desenvolvimento e pesquisa do setor no Brasil.


Comumente chamada de São José, a cidade do interior de São Paulo é a mais importante da região industrial conhecida como Vale do Paraíba, e tem uma importância econômica muito grande.


Em São José dos Campos é que está localizada a Embraer, simplesmente a terceira maior produtora de aeronaves do mundo.


A cidade ainda é casa de diversos centros de pesquisa muito importantes para o Brasil, incluindo o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).


Mas além de sua importância econômica, a cidade possui diversas outras opções de passeios, e muitas atrações que fazem com que milhares de pessoas visitem a cidade todos os dias.


Em São José dos Campos, o turista pode desfrutar de diversas atrações culturais, aproveitar sua excelente gastronomia e vida noturna, curtir a natureza, ou mesmo visitar as belíssimas praias paulistas, que ficar relativamente próximas da cidade.


Quer descobrir o que fazer em São José dos Campos? Descubra abaixo os 8 melhores passeios de São José dos Campos e entenda porque a cidade é uma das mais procuradas do Estado de São Paulo por turistas de todos os cantos do planeta!


Os 8 melhores passeios de São José dos Campos


São José dos Campos possui diversas atrações e opções de passeios para os turistas. Dê uma olhada na lista abaixo, descubra os melhores passeios da cidade, e planeje agora mesmo sua próxima viagem!


· Parque Municipal Roberto Burle Max

· Parque Santos Dumont

· MAB - Memorial Aeroespacial Brasileiro

· Museu de Arte Sacra e Capela de Nossa Senhora Aparecida

· São Francisco Xavier

· Regiões montanhosas

· Roteiro de compras da cidade

· Banhado


1. Parque Municipal Roberto Burle Max


O Parque Municipal Roberto Burle Max Municipal, ou Parque Municipal, é conhecido nacionalmente por ser um dos parques mais bonitos do país, especialmente desenhado pelo artista paisagista Roberto Burle Max.


Além de ser um espaço belíssimo de área verde para ser desfrutado em família, o parque é uma verdadeira obra de arte. É possível ter contato com animais como macacos e pássaros de diversas espécies no parque, propiciando um contato com a natureza muito especial.


Dentro do parque está o Museu do Folclore, dedicado à cultura local, e ainda um anfiteatro que recebe diversos eventos culturais ao longo do ano.


2. Parque Santos Dumont


Mais uma opção de área verde na cidade, bem no centro de São José dos Campos. O parque é um respiro de natureza, ideal para caminhadas com a família, piqueniques, passeios de bicicleta, ou para a prática de qualquer atividade ao ar livre.


As crianças adoram o local, que possui um parquinho, pista de skate, e diversas barraquinhas de comida espalhadas pelo parque. Elas ainda adoram ver o lago cheio de peixes, o jardim japonês e a exposição de veículos aeronáuticos.


3. MAB - Memorial Aeroespacial Brasileiro


O MAB é um museu dedicado à história da indústria aeroespacial brasileira. É muito interessante conhecer todo o desenvolvimento da área no Brasil. É um museu bem interativo e diferente, e atrai a atenção de crianças e adultos.


É possível conhecer modelos e réplicas de aviões e mísseis usados pela força aérea brasileira, e ver de perto tudo aquilo que apenas ouvimos falar ou vemos na televisão.


4. Museu de Arte Sacra e Capela de Nossa Senhora Aparecida


Esse pequeno museu está localizado dentro da Capela de Nossa Senhora Aparecida, pertinho do Mercado Municipal de São José.


O museu é interessante para quem se interessa por religião ou simplesmente por história, pois ele reúne diversas peças como estátuas, objetos de decoração e livros, que perpassam a história da cidade e contam um pouco mais sobre a cultura brasileira.


5. São Francisco Xavier


A região de São Francisco Xavier é uma área de proteção ambiental por ser parte da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul. O local é ideal para quem curte a natureza e procura por atrações mais aventureiras, como trilhas em meio à mata, escalada, rapel, montanhismo, canoagem, entre outros.


Como a região é mais próxima da cidade de Monteiro Lobato, ela mantém muito do charme do interior, e atrai turistas pela simplicidade e aconchego do local, e possui ainda algumas cachoeiras para banho.


6. Regiões montanhosas


O norte de São José dos Campos possui um clima montanhoso delicioso. Diversas pousadas em formato de chalés pontilham a paisagem, e o frio atrai aqueles que procuram um lugar para descansar, tomar um chocolate quente e apreciar a natureza.


Além disso, a região é excelente para trilhas e para explorar diversos picos com vistas sensacionais da região, e os mais famosos incluem a Serra do Queixo D'Anta, a Serra de Santa Barbara, o Pico do Selado, o Pico do Focinho D'anta, a Pedra Redonda, a Pedra Chapéu do Bispo, dentre outras.


7. Roteiro de compras da cidade

Todo turista adora fazer umas comprinhas quando viaja, e São José dos Campos oferece diversas opções de locais para isso. O centro da cidade possui diversas lojinhas com diferentes tipos de produtos e serviços.


O Mercado Municipal é um local para compras, além de ser um interessante ponto turístico, que mostra um pouco da culinária local, e da história da cidade, pois o prédio no qual ele se localiza foi construído em 1923.


As feiras de artesanato acontecem todos os finais de semana, espalhadas por diversos locais da cidade. Os turistas podem comprar peças de artesanato local e lembrancinhas da cidade. Além delas, a cidade conta com três shoppings centers com diversas lojas, e cinemas.


8. Banhado


Banhado é uma região de proteção ambiental localizada em uma grande depressão próxima ao centro da cidade. Ela oferece uma das vistas mais bonitas que você vai ver, especialmente durante o pôr do sol. Diversos bares, restaurantes e cafés circundam o local, e ficam bem movimentados a noite.


Há muito que fazer em São José dos Campos e região


A cidade de São José dos Campos é muito mais do que indústria aeroespacial, e oferece diversas opções de passeios para turistas.


Além disso, você pode tirar um dia para dar uma volta pela riqueza de atrações nas cidades da região, como um roteiro de passeios rurais, paisagens e montanhas, visitar Campos do Jordão, Aparecida do Norte e até mesmo dar uma esticada até praias do litoral norte de São Paulo.


Não importa o seu estilo, com certeza você vai encontrar algo de interessante para fazer na cidade. Conhece São José dos Campos e tem alguma dica para dar pra gente? Escreve ai nos comentários!