22 JAN

Aeronáutica em São José Dos Campos

Data: 22/01/2020

Autor: Mondrian Suíte Hotel

CONHEÇA O DCTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Você sabia que São José dos Campos é referência em tecnologia e sedia um dos mais importantes departamentos nesse segmento?

Pois é, departamento da aeronáutica fica em São José dos Campos!

A sigla DCTA da – se pelo nome Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

O DCTA é responsável por desenvolver soluções científicos – tecnológicas no campo aeroespacial, por meio de ensino, pesquisa, desenvolvimento, inovação e serviços técnicos especializados. Mantém unidades em vários estados como: Brasília (DF), Alcântara (MA), Natal (RN) e São José dos Campos (SP). A unidade conta com cerca de 5.500 militares e servidores civis, que em sua maioria são engenheiros, pesquisadores e técnicos de diversas áreas. Esses profissionais atuam frente a projetos de vanguarda e valor estratégico do país. Como falamos em nosso último artigo, exemplificando entre os grandes feito pelo departamento, destaca -se a criação e desenvolvimento do motor a álcool.  

A HISTÓRIA DA AERONÁUTICA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O fim da segunda guerra representou o final de um ciclo para a indústria aeronáutica brasileira. Com um aumento significativo na promoção das aeronaves estrangeiras, a indústria brasileira sofria, pois não se via em condições de competir nesse cenário.

Com a criação da Embraer em 1960 houve a retratação do setor.

Porém, a retratação não seria possível se não fossem criados o Centro Técnico de Aeronáutica (CTA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na cidade de São José dos Campos SP.

As organizações foram criadas por meio da iniciativa de um grupo da FAB, sob a liderança do Tenente-Coronel- Cassimiro Montenegro Filho, engajados pela estratégia de desenvolvimento do setor aeronáutico brasileiro.

Os oficiais acreditavam que formar mão de obra especializada no Brasil, contribuiria para promoção de soluções tecnológicas, das quais o país necessitava.

Em 1947 o projeto de criação do CTA foi aprovado e as obras se iniciaram. Então em 16 de janeiro de 1950, o ITA foi inaugurado, com participação de grandes nomes do meio, em destaque a Richard Smith como primeiro reitor.  O CTA foi inaugurado logo em seguida no ano de 1953.

Dado o grande investimento em tecnologia na região de São José dos Campos, a cidade tornou -se um importante campo industrial no país, principalmente no setor da aeronáutica

AERONÁUTICA DEIXA SUA HISTÓRIA REGISTRADA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Atualmente o campo de aeronáutica da cidade é motivo de orgulho e visando eternizar esse sentimento nos moradores e turistas que visitam São José dos Campos o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) criou em 2004 o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

O museu fica localizado no município da cidade de São José dos Campos, de frente ao Aeroporto da cidade. Está instalado em uma área de 75 mil metros quadrados que preserva a fauna e a flora existentes no campus, foi planejado com o objetivo de preservar a história da indústria aeroespacial do Brasil. Conta com um salão de exposição e auditório com capacidade para 120 pessoas. Dentro dos serviços estão inclusos, estacionamento e uma área para alimentação com vista para o lago.

Suas salas são divididas por ambientes e suas temáticas;

Ambiente de Ensino: Apresenta curiosidades de 1950, painéis que apresentam a história no período e para demonstração um aparelho de fax utilizado pelo instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Ambiente Aeronáutica: Expõe as primeiras pesquisas do DCTA, em destaque aos motores, motor a álcool que foi desenvolvido pelo departamento. Dentro do ambiente também constam o ensaio ao túnel do vento, o segundo protótipo do Bandeirantes, primeiro avião que foi desenvolvido no Brasil.

 Ambiente Defesa: Este espaço destaca itens pesquisados e desenvolvidos pelo DCTA e pelas empresas Avibras e Mectron, representando a indústria brasileira com bombas, empenas, suporte com lançadores múltiplos e misseis.

Ambiente Espacial: O Ambiente Espacial traz maquetes dos foguetes Sonda e do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), sem coifas, propulsores, tubeira e protótipo 

Ambiente Pesquisas Associadas: Expõe as pesquisas de ponta realizadas pelos institutos do DCTA, como o protótipo de urna eletrônica em funcionamento nas eleições. 

O espaço marechal-do-ar Casimiro Montenegro Filho homenageia o fundador do então CTA e do ITA. No local, estão expostos o acervo pessoal do marechal, doado pela família, e um painel com fotos e textos que retratam um pouco de sua vida.

Área de Exposição Externa: Na área de exposição externa estão aeronaves de fabricação nacional e réplicas dos foguetes do Programa Espacial Brasileiro, entre os quais, em escala natural, o VLS (Veículo Lançador de Satélites), os aviões EMB 110 BandeiranteEMB 120 BrasíliaCBA-123 VectorEmb-121 XinguEmbraer 312 Super Tucano e o jato de ataque ítalo-brasileiro AMX

Espero que tenha gostado do nosso conteúdo e que ele tenha atendido suas expectativas. Te convido a conhecer a cidade de São José dos Campos e claro, aproveite para se hospedar no Mondrian Suíte Hotel.