8 JAN

Conheça as Curiosidades de São José dos Campos

Data: 08/01/2020

Autor: Mondrian Suíte Hotel

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS A CIDADE DA TECNOLOGIA

Quando falamos de São José dos Campos não imaginamos que a cidade é referência em tecnologia. Porém, existem grandes ideias que foram criadas na cidade e hoje dominam mundo a fora.

A cidade por vezes foi apelidada como a cidade das “engenhocas”. E tendo em vista esse cenário, elaboramos este artigo com algumas curiosidades da cidade, que certamente vão te admirar.

Uma das mais bizarras curiosidades da cidade está no campo da tecnologia. Você sabia que a urna eletrônica e o carro a álcool foram criados em São José dos Campos?

Pois é, o motor do carro a álcool foi criado no Centro Técnico Aeroespacial de São José dos Campos e foi testado em três tipos de carro diferentes: Fusca 1300, Gurgel Xavante e Dodge Polara 1800. Após finalizar os testes o projeto foi elaborado, aperfeiçoado e invadiu o mercado, conquistando seu espaço.

Outro cenário curioso da tecnologia que foi bem explorado por SJC, foi a criação da urna eletrônica em meados de 1996. Este projeto foi fruto de uma parceria do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Graças a cidade de São José dos Campos, nosso processo de votação foi modernizado.

O SANATÓRIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS TORNOU -SE UM PARQUE 

O Parque Santos Dumont tem uma história curiosa, em meados de 1936 o espaço sediava o Sanatório Sociedade Beneficente Israelita Ezra, que era mantido pela comunidade judaica da cidade. A estrutura do prédio comportava 120 leitos. Além dos quartos, existia um ambiente de cinema, dedicado aos pacientes. Dentre as imediações do prédio, havia um pomar e hortas, com objetivo de propiciar aos pacientes contato com a natureza e ambiente harmônico. O funcionamento do Sanatório foi mantido até 1966. Em 1969 o Sanatório foi desapropriado pela prefeitura, a fim de criar no lugar o primeiro Parque público da cidade de São José dos Campos.   

O Parque Santos Dumont foi inaugurado em 23 de outubro de 1971 com alguns quiosques e jardim.

Para os turistas que pretendem visitar esse local, o parque fica localizado na região central da cidade de São José dos Campos, com uma área de aproximadamente 46.500,00m².

Sua área de lazer conta com pista para caminhadas, corridas e equipamentos para prática de ginástica e musculação.

Existem quiosques espalhados pelo parque que oferecem em seu cardápio espetinhos de churrasco, produzidos na hora, levando a loucura quem passa e sente o cheiro.

Para quem curte esportes radicais, pode usufruir da pista de skate e as crianças não ficaram de fora, existe um playground preparado para que elas se divirtam.

PRIMEIRO JORNAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O primeiro jornal de São José dos Campos tem curiosidades interessantes. Em 1877 foi fundado o Jornal Jovem América, que marcou a chegada da imprensa a cidade de São José dos Campos. Com publicações semanais, os exemplares circulavam a cidade. Devido a falta dos originais desse jornal, não é possível explorar mais esse cenário da imprensa Joseense. Atualmente, existe apenas um exemplar do Jornal Jovem América, com data de 19 de agosto de 1877, mas infelizmente está em estado deteriorado, dificultando a análise dos conteúdos escritos no jornal.

Já em 1886 foi fundado o segundo jornal da cidade, A VIDA com publicações quinzenais e contava com assinantes para manter - se. O jornal era um patrimônio particular da Pharmacia Madureira, onde funcionava a tipografia e redação do jornal. Abordava assuntos do cotidiano e de interesses públicos, chamando atenção para necessidades urgentes da cidade. A maior queixa do editor do jornal quanto as suas publicações estavam ligadas ao desfavor do poder público frente a seus apelos, que em sua maioria tratava das necessidades da população, onde argumentos quanto a inversão de valores.

Em novembro de 1904 surge o jornal O Caixeiro, que foi lançado pelo órgão dos empregados do comércio. Entre seus interesses o de maior valor em pauta, era defender os interesses da caixeiral. O jornal foi fundado por Joaquim Figueira que publicava conteúdos variados, buscando atrair o interesse geral dos leitores.

Certamente existem muitas mais curiosidades sobre a cidade de São José dos Campos, os quais podemos explorar em outro momento. Espero que o conteúdo do nosso blog tenha despertado o seu interesse em visitar essa cidade linda e encantadora.

Aproveito para te convidar a conhecer o Mondrian Suíte Hotel que é referência como um dos hotéis mais modernos da cidade. Será um enorme prazer te receber, acesse nosso site e conheça nossas promoções.