23 FEV

Faculdades de São José dos Campos

Data: 23/02/2019

São José dos Campos se destaca na área educacional, contando com algumas das maiores faculdades e universidades do Brasil. Não à toa, possui um índice de desenvolvimento educacional acima da média brasileira, devendo isso ao fato da concentração de excelentes centros universitários na região. Confira quais os destaques entre as universidades e faculdades de São José dos Campos.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Com base na visão empreendedora do Marechal Casimiro Montenegro Filho, o Instituto tecnológico de Aeronáutica, o ITA, desafiou a realidade. Nascido em um país onde o investimento é negligenciado, o centro surpreende pelas conquistas alcançadas ao longo de 65 anos. As mais notáveis sendo o primeiro motor a álcool, criação da EMBRAER e o primeiro astronauta do Brasil.

O ITA é reconhecido por ter iniciado o processo de urbanização da cidade de São José dos Campos. Mantendo seu plano visionário, a instituição é marcada pelos excelentes profissionais que forma. Cada um exerce papel fundamental na evolução das indústrias aeronáuticas e no campo de defesa da região, pouco a pouco se igualando a países de primeiro mundo.

Anhanguera

A segunda maior instituição de ensino do país também se faz presente em São José dos Campos. A Anhanguera atualmente possui mais de 500.000 alunos matriculados em suas filiais e polos espalhados pelo Brasil. Todos os cursos são qualificados pelo MEC e possuem nota 4, uma excelência pelo ENADE.

O sucesso da Anhanguera se deve à sua metodologia de ensino. Independente da modalidade presencial ou pelo ensino à distância, a instituição é conhecida pelo apoio e acompanhamento constante aos alunos. Eles têm o suporte necessário para explorar e expandir o próprio potencial enquanto estudam.

Univap

Devido à alta concorrência do ITA e a quase nula oferta de um centro educacional, a Univap surgiu com o objetivo de oferecer mais opções de cursos aos joseenses. Inicialmente, enfrentou dificuldades para convencer instrutores qualificados a virem à cidade ainda em crescimento. Entretanto, seu objetivo de permitir o acesso da população a uma educação de qualidade se fez maior.

Hoje como uma das maiores instituições do Vale do Paraíba, a Univap ainda mantém o seu foco no aprendizado, investindo fortemente na infraestrutura do lugar. Além do âmbito acadêmico, promove vários concursos culturais aos alunos e funcionários. Isso porque também acredita no poder da cultura como meio de transformação e educação aos residentes.

Faculdade São Lucas

Entre as melhores faculdades de São José dos Campos, a São Lucas enxergou um potencial de crescimento na área, junto com o próprio município. Com uma educação voltada a oferecer cursos de Administração, Enfermagem, Psicologia, Direito e até Ciências Contábeis, a instituição carrega um ar fresco e estimulante ao aprendizado.

Oferecendo uma estrutura pensada ao ensino coletivo, a instituição continua a trabalhar para melhorar a educação no município. As principais características do centro é o ensino prático e inovador, que instiga o aluno a se desafiar e sempre buscar por mais.

Unip

Devido à inconstância da realidade em que vivemos, a Unip prepara os alunos através de uma formação atual e capacitiva. Por meio de uma estrutura física avançada e ensino de alta qualidade, a Unip vem obtendo excelentes resultados quanto à educação dos alunos formados. Eles se mostram profissionais aptos às demandas do mercado.

Enquanto ainda associados, os alunos recebem o apoio da instituição para desenvolver seu potencial. Isso acontece por meio dos caminhos abertos pelo centro universitário no mercado de trabalho. Isso mostra uma solução efetiva, por meio do aluno, às necessidades do mesmo.

Por que estudar em São José dos Campos?

Uma das marcas da cidade é o crescimento constante de trabalho voltado diretamente ao público. Isso também se reflete na educação. As faculdades de São José dos Campos também carregam a premissa de que o crescimento e expansão, no caso, da educação, também é fundamental à manutenção da qualidade de vida dos residentes.

Entenda alguns motivos para ingressar numa instituição situada na cidade:

1. Infraestrutura

As faculdades de São José dos Campos também são resultado do processo que criou a cidade ainda no século passado. As instituições se beneficiam do título de tecnopolo da cidade para fornecer uma infraestrutura imersiva aos alunos. Estes, por sua vez, contam com material de ponta para aplicar o conhecimento recebido em aula.

2. Metodologia

O modelo de construção e trajetória do município influencia na metodologia dos centros universitários. As aulas são focadas em explorar o potencial do aluno, trazendo à tona as habilidades que este pode empregar no mercado de trabalho.

3. Material didático de qualidade

Independente da escolha da modalidade, seja presencial ou à distância, as faculdades de São José dos Campos fornecem material didático atualizados aos estudantes. Cada aluno recebe suporte, tanto de livros, quanto dos professores, para lapidar o aprendizado recebido na sala de aula ou em casa.

4. Oportunidades de Trabalho

Ainda enquanto estuda, você pode fazer estágio em algumas das maiores empresas brasileiras, que estão sediadas em São José dos Campos. Oportunidades para estagiários, trainees e recém-formados, em todas as áreas. 

Estrutura

Como dito no início do texto, São José dos Campos se destaca no cenário brasileiro quanto às faculdades e universidades. O município se sobressai quanto à avaliação da educação a nível nacional e parte disso se deve à sua estrutura. Entre os pontos que chamam mais atenção, se destacam:

1. Laboratórios

As faculdades de São José dos Campos são quase como um ímã para centros de pesquisa. A excelente estrutura dos equipamentos, boa parte oriundos da própria cidade, tem atendido a demanda por pesquisas na região. Os ótimos resultados incentivam outras empresas e instituições a investirem na cidade.

2. Bibliotecas

As bibliotecas da cidade, tanto físicas, quanto virtuais, guardam os registros de como tudo começou e como tudo pode rumar. Os alunos podem traçar paralelos com os dados guardados, incrementando suas pesquisas e influenciando nos resultados positivos que vêm obtendo ao longo dos anos.

3. Auditórios e teatros

De pouco vale uma excelente pesquisa sem um ótimo lugar para mostrá-la. As faculdades de São José dos Campos contam com auditórios e teatros, disponíveis aos alunos e docentes para apresentarem seu trabalho ao público. Em geral, comportam um número significativo de visitantes e contam com excelentes equipamentos de apoio.

São José dos Campos é a prova de que a educação brasileira merece ser investida. O trabalho educacional feito na cidade é o resultado de múltiplas pessoas envolvidas. Os alunos são preparados para o que podem e vão encontrar aqui fora, tendo recebido a preparação necessária para enxergar pontos de necessidades e supri-los.

Além disso, os professores também são objetos de estudo, já que há várias opções para melhorar ainda mais seus métodos de ensino. Eles retiram o aluno de uma zona de conforto e o instigam a se desafiar. Afinal, um ótimo professor é aquele que conhece o potencial do aluno e sabe como alcançá-lo.

Embora as faculdades de São José dos Campos formem alunos, o maior beneficiário é a comunidade. Isso porque tem as suas necessidades atendidas por profissionais de qualidade e da própria região. Independente do que precisem, eles sabem que poderão contar com outros moradores para, literalmente, pôr o rosto da cidade no mundo.

Se tinha alguma dúvida quanto à educação fornecida no município, espero que isso tenha passado. São José dos Campos, assim como seus alunos e faculdades, tem potencial educacional para transformar o país. Trabalho árduo e constante é uma das facetas da cidade e os ótimos resultados são contagiosos.

Em suas viagens para estudos para SJC, ou mesmo para semanas de eventos acadêmicos ou a trabalho, venha para o Mondrian Suíte Hotel, sem dúvida a sua grande escolha de hotel em São José dos Campos e região.