13 FEV

Monumento Japonês em São José dos Campos

Data: 13/02/2020

Autor: Mondrian Suiíe Hotel

A História do Monumento Japonês  

São José dos Campos há tempos tem sido casa para imigrantes. Dados fornecidos pela prefeitura da cidade informam que mais de 15 mil nikkeis vivem na cidade. Um indicador relevante, considerando que representa metade do número de habitantes do Vale do Paraíba.

O termo Nikkei refere – se a imigrantes e descendentes japoneses.

A imigração teve início em meados do século XX, estimulado por um acordo entre Brasil e Japão que uniram forças no período. O número populacional do

Japão já tinha passado do limite e o Brasil estava necessitando de mão de obra nos cafezais. Sendo assim, uniram o útil ao agradável. O Kasatu Maru foi o primeiro navio a chegar no Brasil, mais especificamente em Santos. Os imigrantes desembarcaram no Brasil no dia 18 de junho de 1908.

Como acordado, os imigrantes japoneses trabalharam em plantações de café no interior de São Paulo. 

Com o passar do tempo a cultura japonesa foi agregando valores a cultura Brasileira, como por exemplo: Tecnologia agrícola, culinária saudável e esportes como karatê, Judô e além disso, inclusão dos mangás como opção de leitura.

Tendo esse cenário em vista, neste artigo contamos sobre a História do monumento Japonês em São José dos Campos e sua importância para população local da cidade.


Monumento Japonês Resgate Cultural

Os imigrantes japoneses buscando novas fontes de trabalho, atuaram no cultivo de morango, chá e arroz. De acordo com o Ministério das Relações Estrangeiras do Japão, atualmente, cerca de 1,5 milhão de pessoas de origem japonesa vivem no país. A grande maioria reside no estado de São Paulo.

Para os descentes japoneses que vivem no Vale do Paraiba, consideram extremamente importante a representação simbólica, pois acreditam que a tradição oriental tem a força de resgatar a cultura de um povo.

Para os turistas que visitam a cidade pela primeira vez, torna – se quase que impossível não notar o tamanho do monumento japonês que compõe o cenário do jardim da Praça Engenheiro Riugi Kojima. O local conta com cores, muitas arvores e proporciona aos visitantes a sensação de paz e tranquilidade em meio a cidade.

Feita de aço, a construção tem o formato de um portal, rouba as atenções em meio aos prédios da cidade de São José dos Campos.

A estrutura tem 17 metros de altura e 21 metros de largura, o projeto que é dirigido pela Associação Pró – comemoração do centenário da imigração Japonesa no Brasil, o projeto é conduzido em parceria com prefeitura da cidade local, empresas, entidades e comunidade nipo – brasileira.

O monumento foi inaugurado no dia 28 de junho de 2008 e desde então tem se tornado atração da cidade, pelo contexto histórico e pelo tamanho de sua estrutura.

 

Significado do Monumento Japonês em São José dos Campos

O monumento tem duas colunas que representam os alicerces que sustentam o céu, enquanto outras duas vigas simbolizam a terra, o Tori é um dos mais conhecidos ícones da cultura japonesa. Na origem e tradição xintoísta, o portal representado pela estrutura, significa a ligação entre o mundo humano e o Kami, que seriam os protetores ascentrais, espíritos da natureza e deuses.

Deu para perceber que tem muita cultura envolvida nesse tema né?

Espero que em nosso artigo você encontre motivos suficientes para visitar esse local incrível na cidade de São José dos Campos. Aproveito para indicar o melhor serviço de hotelaria da cidade. Conheça o Mondrian Suíte Hotel que é referência como um dos hotéis mais modernos da cidade. Será um enorme prazer te receber, acesse nosso site e conheça nossas promoções.