24 JAN

O que fazer em São José dos Campos

Data: 24/01/2019

São José dos Campos situa-se no interior de São Paulo e é um destino muito procurado por turistas. A região de São José dos Campos é conhecida como a capital do Vale. Ela é a principal da região do Vale do Paraíba. Você sabia que essa região possui grande influência aeroespacial? Possui um dos mais relevantes polos aeronáuticos da América Latina.

São José dos Campos é uma mistura de prédios arquitetônicos modernos, universidades e área rural, está concentra-se em 70% do território da região de São José dos Campos. Ficou interessado(a) em conhecer? Vamos lá. Aqui nós iremos te apresentar os principais pontos turísticos. Assim já irá sentir como pode ser a sua viagem até essa região aconchegante e cheia de cultura.


Lugares para visitar na região de São José dos Campos

Quer conhecer um pouco da cidade? Está pronto(a) para se deliciar com esse pequeno roteiro do que fazer da região? Tenho toda certeza que irá se apaixonar e esse será o destino de sua próxima viagem.

1. Parque da Cidade

É conhecido como Parque Cidade, mas o nome oficial é Parque Municipal Roberto Burle Marx - o nome foi em homenagem ao grande artista plástico brasileiro que focou seu trabalho no paisagismo. A área foi toda tratada paisagisticamente pelo Roberto Burle Marx.

O parque é um ambiente reconfortante para os amantes de passeios ao ar livre e também para quem busca um pouco de sossego. Há espaço para fazer trilhas e tem até uma ilha artificial. Você poderá até encontrar animais nativos (capivaras, tucanos, macacos, etc) durante o passeio. É um ótimo local para toda a família.

O Parque Cidade fica as margens do rio Paraíba.Gostou? Faça uma visita.

Endereço: Rua Olivo Gomes, 100 – Santana.


2. Parque Vicentina Aranha / Parque Santos Dumont

É um bom espaço para quem gosta de praticar exercícios ao ar livre. Há uma grande pista de skate e um playground para as crianças. É um boa oportunidade para ver a criação de peixes e aves que tem no local. É claro que o nome é em homenagem ao Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação.

Existe uma réplica do avião 14 BIS. É um passeio e tanto, não concorda?

Endereço: Rua Engenheiro Prudente Meirelles de Moraes,1000 - Vila AdyAna


3. MAB – Museu Aeroespacial Brasileiro

É reconhecido como um dos mais importantes centros de pesquisa na área aeroespacial da América Latina. É uma referência para o polo tecnológico de São José dos Campos. É um dos espaços que não se pode deixar fora do roteiro de viagem.

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima,S/N- Ao lado do Aeroporto de São José dos Campos.


4. Museu da Arte Sacra

Fica localizado num dos destinos mais almejados e conhecidos pelos católicos, Capela de Nossa Senhora de Aparecida. O Museu possui peças do século XVIII ao XX. É uma oportunidade de conhecer objetos litúrgicos, imagens, orações, etc.

Endereço: Travessa Chico Luiz 67 – Centro.


5. Parque Natural Municipal Augusto Ruschi

Localiza-se na Zona Norte da região de São José dos Campos, no bairro Santo Cruz da Boa Vista. Aos amantes de trilhas é um passeio imperdível. O local preserva os fragmentos florestais de São José dos Campos. Há no Parque animais silvestres, como lobo-guará, lontra, onça-parda, jaguatirica. Você não vai perder essa chance, não é mesmo?

Endereço: Estrada Municipal Antônio Ferreira da Silva, 1000 (antiga Estrada do Costinha) - Santa Cruz da Boa Vista -Zona Norte.


6. Antiga Câmara Municipal – Museu Municipal

Conta com a exposição de objetos de artes visuais e obras de acervo público que foram acumulando-se pelo Poder Público local.
Endereço: Praça Afonso Pena, 29-Centro.

7. Museu do Folclore

É um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). A visitação é mediada com o intuito de estabelecer um maior entrosamento entre o visitante e o conteúdo do Museu. Você irá sair de lá querendo voltar. É um momento para aproveitar e mergulhar nos traços culturais que serão apresentados. Conhecer culturas distintas é conhecer o mundo.

Endereço: Dentro do Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Parque da Cidade) - Bairro Santana.

8. Parque Alberto Simões

Você gosta de praticar esportes radicais? Então é o local que você não pode deixar de conhecer. O local conta com paredão de escalada, torres de tirolesa, estrutura para arborismo, pistas de (Skate e BMX street), trilha para caminhada e até uma academia ao ar livre.

Endereço: Avenida Pico das Agulhas Negras, 112 - Altos de Santana.

10. Mirante do Banhado

Você não pode deixar de ir ver o pôr do sol no Mirante do Banhado. Há bares e restaurantes na região. É um ótimo local para interagir e curtir a vida noturna.

Endereço: Avenida Anchieta-Centro, s/n.



Aprecie as cachoeiras locais

A região de São José dos Campos possui uma grande área de preservação ambiental. Existem montanhas que são refúgios para quem busca fugir do caos da cidade grande e almeja momentos de sossego e muita paz. Não deixe de ir até a Vila de São Francisco Xavier, muito conhecida como São Xico, lá você poderá ver grande parte da natureza ainda resistente da Mantiqueira.

São José dos Campos chama atenção por ser pertencente a bacia do rio Paraíba do Sul que é cortado pelo rio do Peixe.

Vá até a cachoeira Pedro David que só fica cerca de 3 km do centro de São José dos Campos e possui ambiente para trocar de roupa, banheiros e espaço para piquenique. Não há a necessidade de fazer trilha para alcançar a queda d’água, pois você consegue chegar de carro. A queda d’água possui metros de altura, muito bom, não é mesmo?

Conheça também a cachoeira do Roncador que fica, mais ou menos, 15 km do centro. Tem piscina de água natural, não perca a oportunidade de conhecer, pois o local é incrível. Já para quem ama fazer trilhas pode fazer as do Pouso do Rochedo.

São José dos Campos é um ótimo local para se hospedar, há muitas vantagens de entrar em contato com a natureza e fazer passeios incríveis. Ficou com vontade de visitar a região? Conta para a gente. Quais desse lugares você mais gostou?