24 JAN

São José dos Campos: história e atualidades

Data: 24/01/2019

A cidade de São José dos Campos é rica em história. E sua atualidade encanta pelo grande polo tecnológico, industrial e de conhecimento. Conheça mais a cidade! 

A cidade de São José dos Campos teve o início de sua história no século XVI, quando começou a colonização das terras paulistanas. Ocorreu uma batalha entre indígenas e colonos portugueses na região. Foram muitos conflitos que restringiram o espaço dos habitantes legítimos da região, os índios.

Nessa época, a região teve o que se chamou de processo de aldeamento jesuítico. A ideia desse processo era catequizar os índios e aproveitar a mão de obra escravizada deles para o trabalho em roças e lavouras.

Os primeiros habitantes da Aldeia de São José do Parahyba - que tornou-se a cidade de São José dos Campos - sempre foram os índios. A lavoura de café do Vale do Paraíba surgiu por volta de 1820.

As regiões do Oeste Paulista conquistaram sua economia de forma acelerada por conta do café. Os tempos de ouro da cafeicultura na região destaca-se pela quantidade excessiva de pessoas escravizadas. Cada lavrador chegava até ter 30 escravos em sua propriedade.

A partir do século XX, os investimentos começaram a ser na população junto com os investimentos em equipamentos. Além disso, o marco da cidade foi a cidade sanatorial - grande investimento para o atendimento de doentes. Foi um verdadeiro laboratório para políticas e projetos.

A região foi marcada por um autoritarismo exacerbado durante os períodos ditatoriais, Estado Novo e ditadura militar. As intervenções nessa região foram maiores do que nas outras localizações próximas.


Proposta sanatorial: o que aconteceu?

A condição sanatorial bipartiu a cidade entre pessoas sãs e doentes. A doença foi considerada como típica de pobres trabalhadores. Consideraram que os locais onde a doença aparecia, deveriam ser disciplinados. Por conta disso, ocorreu um momento de histeria coletiva, causando medo em toda a população local.

A consequência foi a divisão da região em quatro zonas, são elas: sanatorial, residencial, industrial e comercial. Mas a cidade começou a se beneficiar com isso, pois iniciou o recebimento de investimentos estatais, fazendo parte de grandes projetos governamentais, isso viabilizou a cidade moderna atual.


Processo de industrialização em São José dos Campos

Vamos aqui apresentar as três fases do processo de industrialização da região, com isso será facilitada a compreensão de como se chegou a atualidade.


  • Primeira fase - 1920 até final da década de 1940: Centra-se o trabalho com a cerâmica e a tecelagem. Temos a instalação das seguintes fábricas: Fábrica de Meias Alzira (final dos anos da década de 1920); Cerâmica Santo Eugênio e Cerâmica Santa Lúcia (período de 1921-1922); Tecelagem Parahyba (1925-1927); Cerâmica Conrado Bonádio (1936); e, e Louças Irmãos Weiss (final da década de 1940). Ocorreu um empregabilidade em larga de escala de mulheres. Infelizmente, ocorreu a exploração da mão de obra infantil.
  • Segunda fase - início da década de 1950 até o final dos anos 1960:Ocorreu uma instalação diversificada das áreas industriais, como: Johnson e Johnson (1953) - farmacêutica; Ericsson (1954) - telefonia; Bendix (1957) eletrodomésticos; General Motors (1957) - automóveis; Eaton (1959) - peças automobilísticas; Kodak (1959) - fotografia.Por conta do impulsionamento industrial ocorreu uma maior ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo, trazendo a Rodovia Presidente Dutra (1951). Houve, também, a crescente da questão aeroespacial com o CTA (Centro Técnico Aeronáutico) que hoje é o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
  • Terceira fase - a partir de 1970: o boom industrial caracterizou-se para atender os desejos militaristas. Quando acabou a ditadura militar, a região cresceu a partir do automobilismo e também por conta da aeronáutica. Além de ter empresas de grande tecnologia.

São José dos Campos de hoje - um grande polo de pesquisa e educação

Por conta de todo esse crescimento por conta da implementação de industriais, a cidade tornou-se um dos grandes polos brasileiros de desenvolvimento tecnológico. Iremos listar as principais instituições localizadas na região:

  • ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica: é uma instituição pública especializada no desenvolvimento dos setores de ciência e tecnologia ligados à área Aeroespacial;
  • UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo): as atividades foram iniciadas no ano de 2007. Após a formação na graduação, os alunos podem escolher as seguintes áreas para dar continuidade aos seus estudos: Biotecnologia, , Matemática Computacional, Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais e Ciência da Computação
  • UNESP (Universidade Estadual de São Paulo): começou sendo representado por 50 anos Faculdade de Odontologia de São José dos Campos-SP (FOSJC). Foi o centro de referência para a formação de Cirurgiões Dentistas. Só em 2013 que criou-se o ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia) por conta da implementação do curso de Engenharia Ambiental. O ICT localiza-se no Parque Tecnológico do Vale do Paraíba;
  • FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo): atende estudantes tanto para o nível médio e técnico quanto para o nível de graduação. Seus setores principais são: agropecuária e industrial.Por ser um grande polo de pesquisas na área tecnológica, São José dos Campos, atrai grandes empresas. É uma das influências em inovação do mercado global. Há a presença de conceituadas instituições de ensino superior, como Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (pesquisas aeroespaciais) e também Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (o principal objetivo é o melhoramento constante da tecnologia aeroespacial).O Parque Tecnológico do Vale do Paraíba abriga empresas das mais diversas áreas, como: saúde, tecnologia, biomedicina, etc. Aqui vamos listar algumas dessas empresas pontuando a sua área:
  • Aircom International: é da área de redes e serviços, sendo a líder do mercado nesta área;
  • ControlArt: desenvolvimento de produtos para a automação residencial - objetivo de melhorar o conforto e a segurança;
  • Embraer: segmento da aviação, desenvolvimento, fabricação e comercialização de aeronaves;
  • Geoambiente: soluções geotecnológicas;
  • Minerva: fabricação peças de alta tecnologia para mecânica e hidráulica;
  • OnSet: serviços de informática, principalmente, na área de TI (Tecnologia da Informação);
  • Proxion: automação na coleta de dados via wireless;
  • Totvs: atua na área de desenvolvimento de softwares;
  • Corredor Ecológico: tem como objetivo fazer a reconexão de áreas florestais.


A região de São José dos Campos é muito interessante, não é mesmo? Incrível que funciona como um grande vale tecnológico, mas muitas pessoas ainda não conhecem sua tamanha relevância para o cenário nacional brasileiro de desenvolvimento tecnológico e econômico. É muito importante termos o Parque Tecnológico do Vale do Paraíba que provém uma grande manutenção da pesquisa brasileira.

Gostou de saber de tudo isso? Já conhecia a importância da região? Conta para gente.Se você têm parceiros de negócios ou parentes indo para a região, sugira o nosso hotel. Será um prazer receber mais pessoas que contribuem com tanta destreza para o desenvolvimento tecnológico e mantém vivas as instituições de pesquisa e as empresas de excelência.